Menu

Câncer de mama: os homens também devem ficar atentos com essa doença

os homens também devem ficar atentos com essa doença
A cada 100 mulheres com câncer de mama, pelo menos um homem também é diagnosticado com a doença. Embora os tumores mamários se manifestem com menos frequência no sexo masculino, os sintomas não podem ser ignorados.

O mastologista Carlos Frederico Lima, consultor médico da Fundação do Câncer, alerta: a faixa etária mais suscetível ao problema é a partir dos 50 anos.

Assim como nas mulheres, o principal sinal do câncer de mama nos homens é a presença de nódulo, o que neles pode ser confundido com aumento do tecido glandular.

“O tumor pode causar dor local e apresenta normalmente um crescimento progressivo. Inicialmente percebe-se que ele não se adere à musculatura da parede torácica, mas, em alguns casos, pode invadir essas estruturas”, explica Carlos Frederico Lima.

Depois que a pessoa desconfia da existência de um nódulo, o diagnóstico normalmente é feito através de avaliação clínica e radiológica. A biópsia complementa o resultado dos exames.

Apesar de correrem menos risco, os homens não podem deixar de se prevenir, já que hábitos saudáveis podem combater não só o câncer de mama, mas diversos tipos de tumores.

“Da mesma forma que nas mulheres, é importante a realização de atividade física aeróbica de forma regular, a baixa ingestão de álcool, uma dieta bem equilibrada e balanceada. Nos casos em que haja uma forte história familiar, recomenda-se um acompanhamento médico com especialista”, aconselha o médico.

Segundo Lima, histórias de câncer de mama na família conferem um forte caráter de transmissão hereditária, mas alguns artigos científicos também relacionam a doença com o alcoolismo.

As opções de tratamento são exatamente as mesmas disponíveis para as mulheres: quimioterapia, radioterapia, cirurgia e tratamento hormonal.
Sociais

Claudio Jesus

Bastidores e Fofokids: Blog de notícias, fofocas sobre celebridades, esportes e curiosidades, cultura e muito mais em um só lugar: então, curta na net.

Deixe seu Comentário:

0 comentários:

Deixe seu comentário, participe do blog!