Cuidados ao praticar musculação na adolescência

Na adolescência, período em que a preocupação com o corpo aumenta, pode aflorar o desejo de se matricular na academia e logo começar a faze...

Na adolescência, período em que a preocupação com o corpo aumenta, pode aflorar o desejo de se matricular na academia e logo começar a fazer musculação para definir e fortalecer os músculos. É nesse momento que muitos jovens e pais se perguntam: a partir de que idade é recomendável praticar a musculação?

Cuidados para praticar musculação na adolescência

“Na adolescência, o critério ‘idade’ perde um pouco a importância porque o crescimento está relacionado diretamente com o desenvolvimento puberal”, explica Ligia de Fátima Nóbrega Reato, professora titular de hebiatria – medicina do adolescente – da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC).

A médica esclarece que a musculação só está completamente autorizada a partir do momento que o adolescente atinge o penúltimo estágio do desenvolvimento puberal, quando os músculos já estão bem desenvolvidos: “Baseados em dados de média populacional, a maioria das academias estabelece 16 anos como idade mínima para se iniciar a prática física”.

Riscos

Cristiano Parente, educador físico e coach, defende que os exercícios físicos, inclusive a musculação, são sempre interessantes para adolescentes, principalmente se ele pratica algum esporte. Apesar disso, acredita que a atividade física deve ser mais controlada e, às vezes, adaptada. “O primeiro limitador é o tamanho do adolescente. Os equipamentos de academia são feitos para pessoas com mais de 1,5 metro”, aponta.

Além disso, a intensidade, a frequência e o número de repetições devem ser reduzidos, por isso Cristiano salienta a importância do monitoramento dos exercícios, que é ainda mais necessário para os adolescentes.

Segundo Ligia, o maior risco físico da musculação precoce é a lesão por causa de sobrecarga de peso. A chance de o problema acontecer é maior no período em que os músculos ainda estão se desenvolvendo.

Visita à academia

O ambiente da academia, predominantemente frequentado por adultos, também merece a atenção dos pais. Cristiano considera imprescindível uma visita ao local antes da matrícula.

“Muitas vezes o ambiente é agressivo. E é importante perceber a questão motivacional. Pode ser que o adolescente tenha um desempenho melhor em atividades em grupo, que envolvam jogos, do que em exercícios de repetição, por exemplo”, diz.

Outro fator que deve ser levado em consideração quando o jovem começa a fazer musculação é o imediatismo característico da adolescência, que pode refletir no treino. O desejo de hipertrofiar apenas alguns músculos – geralmente os do braço – pode levar a um treino errado se o adolescente não tiver o acompanhamento correto de um educador físico.

“O ideal seria fazer uma musculação que trabalhasse o corpo de uma forma global, e não só certos grupos musculares”, comenta Ligia.

Este mesmo imediatismo pode fazer com que o jovem procure suplementação alimentar que, na maioria das vezes, não é indicada. “Em geral, conseguimos os nutrientes que precisamos via alimentos normais, não precisamos de nenhum suplemento”, conta Cristiano.

Em casos extremos, o adolescente pode até procurar por esteroides anabolizantes, que são ilegais e muito prejudiciais a saúde. A atenção e aconselhamento dos pais e profissionais é fundamental para impedir essas atitudes.
Precaução

A hebiatra recomenda que quando um adolescente demonstrar vontade de fazer musculação, os responsáveis o levem ao médico especialista, que pode ser o pediatra, o hebiatra, o endocrinologista ou até mesmo um médico do esporte, para que o profissional avalie vários aspectos de desenvolvimento do jovem, além dos que são exigidos em um atestado comum de aptidão para fazer exercícios físicos.

“Um hebiatra vai procurar saber qual é o objetivo do adolescente e verificar se é saudável ou se tem um exagero”, alerta a médica.

Tribuna da Bahia

COMENTAR

BLOGGER
Esporte Feminino
Nome

Abaré-BA,1,Amargosa,1,Bahia,9,Barreiras-BA,1,BBB,19,Beleza,153,Bizarro,93,Bolsonaro,1,Bruxaria,7,Career Girl Daily,1,Carol Meligeni,1,Carol Portaluppi,1,Cinema,42,Comemorações,12,Cultura,33,Curiosidades,167,Daniel Alves,1,Demolidor,1,Direitos,34,Economia,5,Educação,31,Empreendedorismo,14,Ensaio nu,49,Entretenimento,42,Escândalo,96,Esportes,96,Estatísticas,38,Familia,20,Flagras,35,Gastronomia,2,gays,26,Globalização,21,Goleiro Bruno,1,Golpe na Net,8,Gotham,1,Gretchen,1,Humanitarismo,17,Internet,42,Itabuna,1,Ivete Sangalo,1,Jornalismo,18,Kid Bengala,1,Literatura,3,Michelle Bolsonaro,1,Mundo da Fama,497,Música,145,Najila,2,Neymar,2,Notícias,505,Orange Is The New Black,1,Paolla Oliveira,1,Política,50,Pornografia,39,Religião,105,Ruby Rose,1,Saúde,129,Seriados,14,Sexo,122,Spice Girl,1,Supergirl,1,Tecnologia,23,The Flash,1,Trabalhos,33,Trancoso-BA,1,TV,131,Vídeos,14,Violência,65,
ltr
item
Bastidores e Fofokids: Cuidados ao praticar musculação na adolescência
Cuidados ao praticar musculação na adolescência
http://1.bp.blogspot.com/-KnfuLUJV7wU/VeiGPrPB4sI/AAAAAAAADSE/NMYrVAT2Fuw/s640/muscula%25C3%25A7%25C3%25A3o%2Bna%2Badolesc%25C3%25AAncia.jpg
http://1.bp.blogspot.com/-KnfuLUJV7wU/VeiGPrPB4sI/AAAAAAAADSE/NMYrVAT2Fuw/s72-c/muscula%25C3%25A7%25C3%25A3o%2Bna%2Badolesc%25C3%25AAncia.jpg
Bastidores e Fofokids
https://www.fofokids.info/2015/09/cuidados-para-praticar-musculacao-na.html
https://www.fofokids.info/
https://www.fofokids.info/
https://www.fofokids.info/2015/09/cuidados-para-praticar-musculacao-na.html
true
1365460270420448515
UTF-8
Todas os Posts Não foram encontradas posts LER MAIS Ler mais Resposta Cancelar resposta Excluir Editor Home PÁGINAS POSTAGENS Ler Mais OUTRAS NOTÍCIAS CATEGORIA ARQUIVO PROCURAR TODAS AS POSTAGENS Não encontramos nada relacionado a sua pesquisa Volte a Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content