Instagram, "Bicos digitais" impulsionam a abertura de lojas virtuais em 40%

Há cerca de dois meses, Mariana Soares – 38 anos, mãe e turismóloga – e Andressa Costa – 20 anos e recém-formada – encontraram no Instagram ...

Há cerca de dois meses, Mariana Soares – 38 anos, mãe e turismóloga – e Andressa Costa – 20 anos e recém-formada – encontraram no Instagram uma alternativa para complementar a renda, vendendo produtos para seus seguidores. Elas não são amigas, não se conhecem. E não é apenas uma coincidência. São lojas distintas, que refletem a tendência dos chamados bicos digitais ou bicos 2.0.

Para muitos, bicos já fazem parte da rotina. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), a cada três trabalhadores brasileiros ocupados em 2018, dois não possuíam carteira assinada. E, assim como mudou a forma de se comportar e se relacionar, o Instagram também mudou a maneira de buscar o sustento.

Marketing Digital
Instagram, "Bicos digitais" impulsionam a abertura de lojas virtuais em 40%

Para ter uma ideia, segundo pesquisa realizada pela PayPal Brasil, o número de lojas virtuais abertas entre junho de 2018 e junho de 2019 cresceu 40%, enquanto, entre o mesmo período de 2017 a 2018, aumentou em 12,5%.

De acordo com a especialista em educação digital Luana Trindade, o crescimento está atrelado às facilidades impostas pela rede social. "A internet quebra as barreiras do empreendedorismo brasileiro. É possível vender tudo, com vários tipos de pagamento, sem, ao menos, ter uma empresa". Já para o gerente adjunto da Unidade de Gestão de Portfólio do Sebrae, Leandro Barreto, a presença ativa do público, a possibilidade de crescimento exponencial e a redução de limites geográficos e de custos são outros motivos.

Menos gastos

A certeza de gastos menores foi o que impulsionou Andressa a abrir a Basik (@soubasik), sua loja de bijuterias na rede social. Apaixonada por moda e até então sem emprego, a jovem, que era sustentada pelos pais, queria um negócio para conseguir a independência financeira. Com um investimento inicial de R$ 1.800, um ponto físico estava muito longe do seu orçamento. Dois meses depois, o negócio virtual lhe rende um faturamento mensal de cerca de R$ 2 mil, já cobrindo todo o gasto inicial.

Desde o início, o projeto de Andressa incluía a rede social. "Parti direto para o Instagram, porque sei que hoje ele é uma das principais plataformas de negócios e venda. Nele mostramos nosso produto, falamos um pouco dele, tiramos foto, é como se fosse o cardápio das minhas peças".

Luana Trindade concorda com a empreendedora digital. Para a especialista, esse tipo de negócio não é só uma tendência, já é uma realidade, "porque 96% das intenções de compra partem da internet".

"O Instagram é um negócio, e a venda através dele é tanto uma realidade que recentemente lançaram o Instagram Shopping, uma funcionalidade que possibilita links que levam para outras formas de conhecer o produto. Só uma foto já pode motivar a compra ou conhecer a marca", explica.

A turismóloga Mariana Soares comprovou essa motivação. Dona da Doce Ateliê (@doceatelie.ba), a agora empreendedora digital complementava a renda vendendo bolos e cupcakes para as mães dos coleguinhas do filho. Eram, em média, 16 bolos e 48 cupcakes por mês. Quando decidiu criar um perfil no Instagram e utilizá-lo para encomendas, sua tiragem mensal passou para 100 e 130 respectivamente. Um crescimento de mais de 300%, que significa 50% a mais na renda.

"O Instagram é uma grande vitrine, uma ferramenta fundamental para quem trabalha com público. Isso tudo sem precisar necessariamente desembolsar algum recurso. Até o momento, não precisei investir e já tenho retorno", conta.

Apesar de todo o sucesso, Mariana confessa que sua paixão é mesmo o turismo. Os bolos são como um refúgio prazeroso que ajuda no orçamento de casa. Já Andressa, que agora se divide entre a Basik e sua área de sua formação, revela que pretende transformar a loja em sua principal fonte de renda. Mas as duas acreditam que o importante é, mesmo como complemento financeiro, gostar do que faz, conhecer e se identificar com o produto.

Já as dicas de Trindade são: entender como funciona o Instagram e como se comunicar com o cliente através dele. "Apesar de tudo, a concorrência na rede social é muito maior. Por isso, mesmo sendo bico, é preciso se especializar". E o especialista do Sebrae alerta, "a tendência é que esse movimento de negócios nas redes sociais cresça ainda mais nos próximos anos".

Atarde online

COMENTAR

BLOGGER
Esporte Feminino
Nome

Abaré-BA,1,Amargosa,1,Bahia,9,Barreiras-BA,1,BBB,19,Beleza,153,Bizarro,93,Bolsonaro,1,Bruxaria,7,Career Girl Daily,1,Carol Meligeni,1,Carol Portaluppi,1,Cinema,42,Comemorações,12,Cultura,33,Curiosidades,167,Daniel Alves,1,Demolidor,1,Direitos,34,Economia,5,Educação,31,Empreendedorismo,14,Ensaio nu,49,Entretenimento,42,Escândalo,96,Esportes,96,Estatísticas,38,Familia,20,Flagras,35,Gastronomia,2,gays,26,Globalização,21,Goleiro Bruno,1,Golpe na Net,8,Gotham,1,Gretchen,1,Humanitarismo,17,Internet,42,Itabuna,1,Ivete Sangalo,1,Jornalismo,18,Kid Bengala,1,Literatura,3,Michelle Bolsonaro,1,Mundo da Fama,497,Música,145,Najila,2,Neymar,2,Notícias,505,Orange Is The New Black,1,Paolla Oliveira,1,Política,50,Pornografia,39,Religião,105,Ruby Rose,1,Saúde,129,Seriados,14,Sexo,122,Spice Girl,1,Supergirl,1,Tecnologia,23,The Flash,1,Trabalhos,33,Trancoso-BA,1,TV,131,Vídeos,14,Violência,65,
ltr
item
Bastidores e Fofokids: Instagram, "Bicos digitais" impulsionam a abertura de lojas virtuais em 40%
Instagram, "Bicos digitais" impulsionam a abertura de lojas virtuais em 40%
https://1.bp.blogspot.com/-HzQSXXBsOLw/XW0FhtT6z3I/AAAAAAAAcl0/ddniBVOOu6gzkVMjgOjkmLjaDh7IUoHnQCLcBGAs/s1600/trabalho%2Binstagram%2Bmarketing%2Bdigital.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-HzQSXXBsOLw/XW0FhtT6z3I/AAAAAAAAcl0/ddniBVOOu6gzkVMjgOjkmLjaDh7IUoHnQCLcBGAs/s72-c/trabalho%2Binstagram%2Bmarketing%2Bdigital.jpg
Bastidores e Fofokids
https://www.fofokids.info/2019/09/instagram-bicos-digitais-impulsionam.html
https://www.fofokids.info/
https://www.fofokids.info/
https://www.fofokids.info/2019/09/instagram-bicos-digitais-impulsionam.html
true
1365460270420448515
UTF-8
Todas os Posts Não foram encontradas posts LER MAIS Ler mais Resposta Cancelar resposta Excluir Editor Home PÁGINAS POSTAGENS Ler Mais OUTRAS NOTÍCIAS CATEGORIA ARQUIVO PROCURAR TODAS AS POSTAGENS Não encontramos nada relacionado a sua pesquisa Volte a Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content